Facebook, Twitter, Linkedin e Google+. Qual a diferença entre estas mídias sociais?

Facebook

O Facebook é a maior plataforma com mais de 800 milhões de usuários no mundo inteiro, sendo aproximadamente 5% do Brasil. Ao criar uma fan page no Facebook, além de criar um alto engajamento com os usuários, pode ainda aumentar o tráfego para o seu site (contribuindo para um PageRank mais alto).

Mas não basta somente ter muitos fãs no facebook e muitos links para seu site, é necessário focar em qualidade e dar atenção para cada novo fã em sua página. Dessa forma será recompensado com altas taxas de conversão. Além das informações básicas que ele dispõe (idade, status do relacionamento, interesses, informações de trabalho e educação), o Facebook ainda conta com diversos aplicativos com finalidades diversas.

Além do Facebook de ter uma grande quantidade de usuários, permite um conhecimento mais detalhado e personalizado dos usuários.

Facebook Fan Page O Valor das Mídias Sociais

Exemplo de fan page do Facebook

Principal Vantagem: Aumento significativo do engajamento com os clientes.

Principal Desvantagem: Consome muito tempo.

Twitter

A grande vantagem do Twitter é a simplicidade. Por ser baseado em mensagens curtas, a transmissão é muito rápida e objetiva.

Na timeline, estão os tweets (mensagens de até 140 caracteres) e retweets (compartilhamento de um tweet na própria timeline) de quem você segue. O compatilhamento é instantâneo e quanto mais perfis você segue, mais dinâmica ficará sua timeline. Por este motivo, dificilmente um usuário irá vasculhar os tweets antigos de seu perfil, ou seja, a frequência das postagens deve ser maior que no Facebook e Linkedin para mostrar que você “existe”.

Faça um teste: Compartilhe algum link para seu site no twitter, peça para seus seguidores darem retweet (sim, pedir é uma boa prática!) e acompanhe o tráfego do seu site no Google Analytics. Você notará um pico de acessos no momento em que compartilhou.

Página do Twitter 300x216 O Valor das Mídias Sociais
Exemplo de uma página do twitter

Principal Vantagem: Rapidez na transmissão da mensagem.

Principal Desvantagem: Não disponibiliza informações detalhadas sobre os usuários.

Linkedin

Linkedin é uma rede social para contatos profissionais. Seu perfil é composto por informações básicas, histórico profissional/escolar e habilidades profissionais. Através da sua rede você pode recomendar colegas de trabalho, criar e colaborar em projetos, divulgar seu negócio, e o mais importante: criar novos contatos (o tão falado networking).

Agora é só utilizar estas características do Linkedin para beneficiar sua estratégia SEO. Crie uma rede de contatos com pessoas do seu segmento e expanda, se puder. Muitos destes são donos de sites e blogs importantes para seu negócio. Esta é a oportunidade perfeita para aumentar as chances de conseguir guest posts. Bingo!

Página Linkedin e1337182806171 O Valor das Mídias Sociais

Exemplo de página de empresa no Linkedin

Principal Vantagem: Identificação de fornecedores e colaboradores potenciais.

Principal Desvantagem: Funciona melhor para negócios B2B (business-to-business).

Google+

Google+ rapidamente se tornou um rival de redes sociais para o Facebook. Os usuários do Google+ dizem que a interface é mais limpa e com menos poluição de informações que a do Facebook.

Para tal, a rede social oferece uma forma eficiente de gestão de conteúdo que facilita a configuração de privacidade, no qual é possível compartilhar conteúdo diferenciado com os diversos grupos criados por você, usando os círculos.

Google+ O Valor das Mídias Sociais
Círculos do Google+

Outra peculiaridade do Google+ é o Hangout, um serviço de vídeo conferência que permite a realização de chats com até 10 pessoas simultaneamente.

No entanto, a principal diferenciação do Google+ para as outras mídias sociais é a capacidade de integração na atmosfera Google. Por exemplo, a integração do Google com dispositivos móveis é um sucesso, através de aplicativos para se conectar usando o Android e fazer upload instantâneo de conteúdo para as mídias sociais.

Com todas estas características de integração, você deve estar pensando que o Google+ tem um grande efeito no SEO. Exato!

Semelhante ao “Curtir” do Facebook, o Google+ tem o “+1″, que você já deve ter visto – ao lado das SERPs –  enquanto realizava uma busca no Google. Quando você ou seus contatos do Google+ clicam no “+1″ para um site na página de resultados do Google, este ganha uma relevância maior em suas buscas. Ou seja, a relevância das páginas se torna personalizada!

Principal Vantagem: Os hangouts do Google são ótimos para lançar um novo produto, ou promover conversas em tempo real com seus clientes.

Principal Desvantagem: Atualmente, o perfil dos usuários que utilizam o Google+ é formado por fotógrafos e outros relacionados a tecnologia. Ou seja, é vantajoso para quem trabalha com estes públicos-alvo.

A utilização das mídias sociais é uma tendência global. Ficar fora dela é desenvolver uma desvantagem competitiva.

 

Via SEOmaster

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